GTA (Grand Theft Auto) é um dos jogos mais aclamados da atualidade, possuindo um cenário e jogabilidade únicos, com gráficos cada vez mais perto da realidade, além de possuir uma mistura explosiva de estilos de jogo, como corrida, luta, missões, dentre outros.

Mas e se no próximo episódio da franquia, o GTA V, o jogo fosse apresentado num formato MMORPG?

Transformar o típico GTA em um jogo de estilo MMORPG permitiria levar o jogo, já fantástico em diversos aspectos, a um nível de realismo e interação ainda maiores do que o já proporcionado. E vale lembrar também que os jogos offline estão entrando em processo de declínio, uma vez que praticamente todos os bons jogos atuais possuem um modo de jogo multiplayer.

Grans Theft Auto 5

Você acha que GTA pode ficar ainda melhor?

Dessa maneira, não é difícil conceber um cenário de GTA multiplayer. As missões poderiam ser feitas em grupos, e da mesma maneira como se montam as famosas “partys” para matar algum monstro nos típicos MMORPG medievais, poderiam ser montados grupos para assaltar bancos de segurança máxima, ou eliminar chefes de gangues opostas altamente protegidos.

As armas do jogo poderiam ser trabalhadas e terem seu poder de fogo exorbitantemente aumentado, em algumas áreas das cidades os pedestres poderiam ser ofensivos, da mesma maneira que em alguns mapas de jogos online, onde os elementos do cenário atacam sem aviso prévio.

Além de tudo isso, a interação entre os jogadores poderia ser altamente explorada, permitindo a criação de gangues, da mesma maneira que clãs são criados, podendo ter um líder, missões que só poderiam ser feitas em grupo, situações onde cada personagem teria uma utilidade diferente dos demais.

E o ponto que considero o mais interessante: cada jogador poderia escolher um tipo de personagem e monta-lo com um certo grau de liberdade. Ao invés de começar o jogo com um mesmo gângster, com habilidades e missões já pré-definidas, poderia ser possível escolher o sexo de seu personagem, poderiam ser criadas algumas especializações diferentes entre si para serem escolhidas, como se fossem profissões.

Por exemplo: poderia existir no jogo o típico assaltante, o estrategista, um personagem com boas capacidades de se infiltrar entre as gangues inimigas e investigar, e talvez até jogar do outro lado, sendo um policial… Ou seja, existem infinitas maneiras de tornar o jogo ainda melhor do que ele é, mudando um pouco sua jogabilidade, mas trazendo pontos que o tornariam único!

O que você acha da idéia do famoso GTA em um formato MMORPG? Deixe um comentário inteligente partilhando suas idéias e opiniões com os outros leitores.

4 comentários para “GTA 5 e o RPG”

  1. Gui

    Aí seria um The Crims 3D!

  2. Nicolls

    Boa ideia.O MMORPG pode ser ladrão ou policial? E você pode fazer missão de policial no multiplayer?

  3. Lucas Gomes

    Sua ideia é extremamente inteligente, tomara que realmente façam algo do tipo, seria meio que um modo do red dead redemption totalmente melhorado e com muito mais opções… Eles são bem capazes de fazer isso, a capacidade dos consoles e mt grande e não é problema, você deveria se tornar um programador, caro amigo!

  4. Rui Sousa

    Boas noites, a sua ideia é muito boa, chega a ser aptecível mesmo, mas tanto quanto sei isso ainda não é para agora nem sei para quando é.
    Para que tal aconteça ou venha a ter, é preciso muito tempo de trabalho, o que iria demorar bastante, fazendo com que tal jogo demora-se mais tempo a sair desesperando os players.
    Mas como supra indicado acima, é muito boa a ideia, e os programadores deviam de olhar para a sua ideia que não é unica e dar-lhe alguma atenção especial.
    Pois podemos fazer as coisas a um nível faseado.